|
|
Registro Completo |
Biblioteca(s): |
Embrapa Soja. |
Data corrente: |
03/02/2010 |
Data da última atualização: |
18/04/2011 |
Autoria: |
SILVA, D. M. da. |
Afiliação: |
DIEGO MARQUES DA SILVA, UEL. |
Título: |
Pesquisa em colaboração, uma prática educativa para a adaptação do estudante à universidade pública: estudo de caso com alunos do primeiro ano do curso de ciências biológicas da UEL. |
Ano de publicação: |
2009 |
Fonte/Imprenta: |
2009. |
Páginas: |
83 p. |
Idioma: |
Português |
Notas: |
Monografia (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Londrina, Londrina. |
Conteúdo: |
Muitos ingressantes da Universidade Pública apresentam problemas de adaptação a essa instituição, principalmente durante os primeiros anos da trajetória. Nesse sentido, a Pesquisa em Colaboração, que envolve alunos do primeiro ano e facilitadores dos últimos anos de graduação da Universidade Pública, para um objetivo comum de pesquisa acadêmica, pode mostrar-se como uma atividade educativa extraclasse eficaz para a melhor adaptação dos estudantes universitários e, conseqüentemente, garantir suas respectivas permanências e melhores resultados durante o curso. Objetivou-se, portanto, testar a eficácia da Pesquisa em Colaboração envolvendo estudantes do primeiro ano do curso de Ciências Biológicas da UEL (Universidade Estadual de Londrina/PR) e facilitadores do quinto ano do mesmo curso, dentre eles o pesquisador. Para a obtenção dos dados utilizou-se da metodologia Pesquisa-ação, que também serviu como objeto metodológico de melhoria da prática de Pesquisa em Colaboração. Para a análise dos dados fez-se o uso da Análise de Conteúdo dos correios eletrônicos trocados pelo grupo da Pesquisa em Colaboração, dos trabalhos escritos elaborados pelos participantes e de Questionários Abertos realizados com os mesmos. Pôde ser observado, então, que os participantes fizeram o uso de conhecimentos e habilidades importantes para a adaptação à Universidade Pública para a superação de dificuldades surgidas durante a Pesquisa em Colaboração. Com a presença dos facilitadores, que orientaram os estudantes na superação dessas dificuldades, os participantes adquiriram conhecimentos e desenvolveram habilidades importantes à adaptação à Universidade Pública, fato comprovado pela evolução dos trabalhos escritos e pelo reconhecimento, por eles, dos ganhos que a atividade proporcionou, como mostraram Questionários Abertos. Entretanto, apesar dos pontos positivos, foi notado que a horizontalidade hierárquica entre os facilitadores e os estudantes do primeiro ano, adotada durante a Pesquisa em Colaboração, prejudicou alguns participantes da atividade. Como conclusão, admite-se que a Pesquisa em Colaboração é uma atividade extraclasse que pode fornecer maior grau de adaptação dos estudantes à Universidade Pública quando realizada nos moldes propostos pelo trabalho, mas diminuindo o grau de horizontalidade hierárquica estabelecido entre os facilitadores e os demais participantes da atividade. MenosMuitos ingressantes da Universidade Pública apresentam problemas de adaptação a essa instituição, principalmente durante os primeiros anos da trajetória. Nesse sentido, a Pesquisa em Colaboração, que envolve alunos do primeiro ano e facilitadores dos últimos anos de graduação da Universidade Pública, para um objetivo comum de pesquisa acadêmica, pode mostrar-se como uma atividade educativa extraclasse eficaz para a melhor adaptação dos estudantes universitários e, conseqüentemente, garantir suas respectivas permanências e melhores resultados durante o curso. Objetivou-se, portanto, testar a eficácia da Pesquisa em Colaboração envolvendo estudantes do primeiro ano do curso de Ciências Biológicas da UEL (Universidade Estadual de Londrina/PR) e facilitadores do quinto ano do mesmo curso, dentre eles o pesquisador. Para a obtenção dos dados utilizou-se da metodologia Pesquisa-ação, que também serviu como objeto metodológico de melhoria da prática de Pesquisa em Colaboração. Para a análise dos dados fez-se o uso da Análise de Conteúdo dos correios eletrônicos trocados pelo grupo da Pesquisa em Colaboração, dos trabalhos escritos elaborados pelos participantes e de Questionários Abertos realizados com os mesmos. Pôde ser observado, então, que os participantes fizeram o uso de conhecimentos e habilidades importantes para a adaptação à Universidade Pública para a superação de dificuldades surgidas durante a Pesquisa em Colaboração. Com a presença dos facilitadores, que orientaram os... Mostrar Tudo |
Palavras-Chave: |
Adaptação; Pesquisa em colaboração; Universidade pública. |
Categoria do assunto: |
-- |
Marc: |
LEADER 03126nam a2200169 a 4500 001 1632045 005 2011-04-18 008 2009 bl uuuu m 00u1 u #d 100 1 $aSILVA, D. M. da 245 $aPesquisa em colaboração, uma prática educativa para a adaptação do estudante à universidade pública$bestudo de caso com alunos do primeiro ano do curso de ciências biológicas da UEL. 260 $a2009.$c2009 300 $a83 p. 500 $aMonografia (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Londrina, Londrina. 520 $aMuitos ingressantes da Universidade Pública apresentam problemas de adaptação a essa instituição, principalmente durante os primeiros anos da trajetória. Nesse sentido, a Pesquisa em Colaboração, que envolve alunos do primeiro ano e facilitadores dos últimos anos de graduação da Universidade Pública, para um objetivo comum de pesquisa acadêmica, pode mostrar-se como uma atividade educativa extraclasse eficaz para a melhor adaptação dos estudantes universitários e, conseqüentemente, garantir suas respectivas permanências e melhores resultados durante o curso. Objetivou-se, portanto, testar a eficácia da Pesquisa em Colaboração envolvendo estudantes do primeiro ano do curso de Ciências Biológicas da UEL (Universidade Estadual de Londrina/PR) e facilitadores do quinto ano do mesmo curso, dentre eles o pesquisador. Para a obtenção dos dados utilizou-se da metodologia Pesquisa-ação, que também serviu como objeto metodológico de melhoria da prática de Pesquisa em Colaboração. Para a análise dos dados fez-se o uso da Análise de Conteúdo dos correios eletrônicos trocados pelo grupo da Pesquisa em Colaboração, dos trabalhos escritos elaborados pelos participantes e de Questionários Abertos realizados com os mesmos. Pôde ser observado, então, que os participantes fizeram o uso de conhecimentos e habilidades importantes para a adaptação à Universidade Pública para a superação de dificuldades surgidas durante a Pesquisa em Colaboração. Com a presença dos facilitadores, que orientaram os estudantes na superação dessas dificuldades, os participantes adquiriram conhecimentos e desenvolveram habilidades importantes à adaptação à Universidade Pública, fato comprovado pela evolução dos trabalhos escritos e pelo reconhecimento, por eles, dos ganhos que a atividade proporcionou, como mostraram Questionários Abertos. Entretanto, apesar dos pontos positivos, foi notado que a horizontalidade hierárquica entre os facilitadores e os estudantes do primeiro ano, adotada durante a Pesquisa em Colaboração, prejudicou alguns participantes da atividade. Como conclusão, admite-se que a Pesquisa em Colaboração é uma atividade extraclasse que pode fornecer maior grau de adaptação dos estudantes à Universidade Pública quando realizada nos moldes propostos pelo trabalho, mas diminuindo o grau de horizontalidade hierárquica estabelecido entre os facilitadores e os demais participantes da atividade. 653 $aAdaptação 653 $aPesquisa em colaboração 653 $aUniversidade pública
Download
Esconder MarcMostrar Marc Completo |
Registro original: |
Embrapa Soja (CNPSO) |
|
Biblioteca |
ID |
Origem |
Tipo/Formato |
Classificação |
Cutter |
Registro |
Volume |
Status |
URL |
Voltar
|
|
Registros recuperados : 395 | |
49. | | BALBINOT JUNIOR, A. A.; PROCOPIO, S. O.; FRANCHINI, J. C.; DEBIASI, H.; PANISON, F. Avaliação do sistema de plantio cruzado da soja: cultivar de hábito determinado. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE SOJA, 6., 2012, Cuiabá. Soja: integração nacional e desenvolvimento sustentável: resumos. Brasília, DF: Embrapa, 2012. p. 94, res. 150.Tipo: Resumo em Anais de Congresso |
Biblioteca(s): Embrapa Soja. |
| |
50. | | BALBINOT JUNIOR, A. A.; PROCOPIO, S. O.; FRANCHINI, J. C.; DEBIASI, H.; PANISON, F. Avaliação do sistema de plantio cruzado da soja - cultivar de hábito determinado. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE SOJA, 6., 2012, Cuiabá. Soja: integração nacional e desenvolvimento sustentável: anais. Brasília, DF: Embrapa, 2012. 4 p. 1 CD-ROM.Tipo: Artigo em Anais de Congresso |
Biblioteca(s): Embrapa Soja. |
| |
51. | | PROCOPIO, S. O.; BALBINOT JUNIOR, A. A.; FRANCHINI, J. C.; DEBIASI, H.; PANISON, F. Avaliação do sistema de plantio cruzado da soja: cultivar de hábito indeterminado. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE SOJA, 6., 2012, Cuiabá. Soja: integração nacional e desenvolvimento sustentável: resumos. Brasília, DF: Embrapa, 2012. p. 95, res. 152.Tipo: Resumo em Anais de Congresso |
Biblioteca(s): Embrapa Soja. |
| |
52. | | PROCOPIO, S. O.; BALBINOT JUNIOR, A. A.; FRANCHINI, J. C.; DEBIASI, H.; PANISON, F. Avaliação do sistema de plantio cruzado da soja - cultivar de hábito indeterminado. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE SOJA, 6., 2012, Cuiabá. Soja: integração nacional e desenvolvimento sustentável: anais. Brasília, DF: Embrapa, 2012. 4 p. 1 CD-ROM.Tipo: Artigo em Anais de Congresso |
Biblioteca(s): Embrapa Soja. |
| |
53. | | BALBINOT JUNIOR, A. A.; MORAES, A. de; CONTE, O.; FRANCHINI, J. C.; DEBIASI, H. Produção integrada de grãos e pecuária: oportunidade para aumentar a diversificação e a rentabilidade. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE SISTEMAS INTEGRADOS DE PRODUÇÃO AGROPECUÁRIA, 1.; ENCONTRO DE INTEGRAÇÃO LAVOURA-PECUÁRIA NO SUL DO BRASIL, 4., Pato Branco, 2017, Palestras: intensificação com sustentabilidade. Cascavel: UTFPR, 2017. p. 86-100. ISBN do livro no todo: 978-85-99584-10-1.Tipo: Capítulo em Livro Técnico-Científico |
Biblioteca(s): Embrapa Soja. |
| |
54. | | BALBINOT JUNIOR, A. A.; FRANCHINI, J. C.; DEBIASI, H.; SICHIERI, F. Produtividade da cultura da soja em sistema agroflorestal com eucalipto em solo arenoso. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SOLOS ARENOSOS, 3., 2019, Campo Grande, MS. Intensificação agropecuária sustentável em solos arenosos: anais. Brasília, DF: Embrapa, 2019. 4 SBSA, 2019.Tipo: Resumo em Anais de Congresso |
Biblioteca(s): Embrapa Soja. |
| |
56. | | FRANCO, A.; BALBINOT JUNIOR, A. A.; COELHO, A. E.; DEBIASI, H.; FRANCHINI, J. C. Produtividade de grãos na sucessão soja/milho segunda safra em função do consórcio de milho com braquiária e adubação nitrogenada. In: JORNADA ACADÊMICA DA EMBRAPA SOJA, 16., 2021, Londrina. Resumos expandidos... Londrina: Embrapa Soja, 2021. p. 9-16. (Embrapa Soja. Documentos, 440). Regina Maria Villas Bôas de Campos Leite, Kelly Catharin, editoras técnicas.Tipo: Artigo em Anais de Congresso |
Biblioteca(s): Embrapa Soja. |
| |
57. | | ARAÚJO, K.; ZINA, I.; MORAES, M. T.; DEBIASI, H.; FRANCHINI, J. C.; BALBINOT JUNIOR, A. A. Produtividade de grãos de trigo e de soja em função ao estado de compactação de um Latossolo Vermelho. In: JORNADA ACADÊMICA DA EMBRAPA SOJA, 9., 2014, Londrina. Resumos expandidos... Londrina: Embrapa Soja, 2014. p. 158-169. (Documentos, 339).Tipo: Artigo em Anais de Congresso |
Biblioteca(s): Embrapa Soja. |
| |
59. | | DEBIASI, H.; FRANCHINI, J. C.; DIAS, W. P.; RAMOS JUNIOR, E. U.; BALBINOT JUNIOR, A. A. Produtividade da soja e densidade populacional do nematoide das lesões radiculares em função da correção do solo com calcário, gesso e potássio. In: REUNIÃO DE PESQUISA DE SOJA, 35., Londrina, 2016. Resumos expandidos... Londrina: Embrapa Soja, 2016. p. 221-223. (Embrapa Soja. Documentos, 372).Tipo: Artigo em Anais de Congresso |
Biblioteca(s): Embrapa Soja. |
| |
Registros recuperados : 395 | |
|
Expressão de busca inválida. Verifique!!! |
|
|